Zonas Térmicas
zonas-climaticas.jpg

O que são Zonas Térmicas:¹

As zonas térmicas são as diferentes zonas de intensidade de luz e calor que a Terra recebe do sol. As zonas térmicas ou zonas de iluminação estão divididas em: Zona Polar Ártica, Zona Temperada do Norte, Zona Tropical ou Intertropical, Zona Temperada do Sul e Zona Polar Antártica.

Por causa da inclinação do eixo e da forma (aproximadamente) arredondada da Terra, a luz e o calor do Sol, não chegam com a mesma intensidade a todos os lugares do planeta.

Nos polos e nas regiões próximas a eles, os raios solares atingem a superfície da Terra de maneira muito inclinada e, por essa razão a quantidade de calor é menor, isso explica a formação de calotas de gelo nas proximidades dos polos Norte e Sul.

A quantidade de luz que atinge a superfície nas áreas próximas ao Equador recebem grande quantidade de calor e são mais iluminadas durante todo o ano.

As Zonas Térmicas Temperada do Norte e a Zona Temperada do Sul são regiões intermediárias entre as regiões menos e mais iluminadas.

A expressão zonas térmicas vem sendo atualmente denominada zona de iluminação, pois existe outros fatores que influenciam a temperatura do ar atmosférico de um lugar. Por exemplo, grande parte da Cordilheira dos Andes, na América do Sul, encontra-se entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, ou seja, na zona tropical ou inter-tropical. Entretanto, devido à altitude dessas montanhas e planaltos elevados, predominam ali baixas temperaturas.

²
Zonas Polares: os raios solares atingem a superfície terrestre de maneira bastante inclinada, portanto, as temperaturas são as mais baixas da Terra.

Zonas temperadas: os raios incidem à superfície de forma relativamente inclinada em relação à zona intertropical, desse modo as temperaturas são mais amenas.

Zona tropical: áreas que recebem luz solar de forma praticamente vertical em sua superfície, o fato produz regiões com temperaturas elevadas, conhecida como zona tórrida do planeta.