Planeta Vênus
venus.jpg

O nome Vênus deve-se a uma homenagem à deusa romana do amor e da beleza Vénus, equivalente a Afrodite. Vênus está localizado no Sistema solar Interior, faz parte do grupo dos planetas telúricos, os quais formaram-se mais próximos do sol e possuem uma composição mais rochosa. Segundo a Teoria dos planetesimais, os planetas mais próximos ao sol formaram-se por componentes menos voláteis que os mais distantes, em consequência da altíssima temperatura próximo ao proto-sol durante a formação do Sistema Solar.

  • Temperatura e atmosfera

Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar, embora Mercúrio esteja mais próximo do Sol. Isso se deve à grande concentração de gás carbônico em sua atmosfera.
Além de rica em CO2, a atmosfera venusiana, é composta principalmente por: Hélio, Sódio, Oxigênio, Enxofre e Vapor de água, além de exercer uma pressão equivalente a 92 vezes a pressão exercida pela atmosfera terrestre. O somatório dessa combinação de elementos, dessa pressão esmagadora e da altíssima temperatura, que chega a atingir mais de 450°C, torna a atmosfera opaca dificultando o estudo através da observação direta do planeta. Para tanto, são usados radares que emitem pulsos capazes de refletir na superfície e retornar permitindo, assim, cálculos sobre seu relevo.

  • Rotação e translação

Uma curiosidade particular de Vênus é em relação aos movimentos de rotação e translação; um dia nesse planeta é maior que um ano. Um dia em Vênus dura 243 dias terrestres, enquanto seu ano dura cerca de 225 dias terrestres. Além do que, a rotação de Vênus ocorre no sentido contrário ao da terra, de oeste para leste.

  • Fases

De maneira semelhante à Lua, o planeta Vênus apresenta fases. As fases de Vênus são o resultado da variação do posicionamento do planeta com relação ao Sol e à Terra, enquanto ambos os planetas (Terra e Vênus) percorrem suas órbitas. Além das alterações na iluminação, também é possível observar uma variação em seu tamanho aparente, resultado da aproximação e do afastamento do planeta em relação à Terra. A fase cheia, ocorre quando o planeta está mais distante da Terra (aparentemente menor); já quando ele está mais próximo(aparentemente maior), é o momento de sua fase crescente. Por ser visível nas primeiras ou nas últimas horas do dia, ficou conhecido como a estrela da manhã (Estrela d'Alva) ou estrela da tarde (Vésper).

  • Vênus x Terra

Vênus é chamado, muitas vezes, de planeta irmão da Terra por suas similaridades quanto à composição, tamanho, massa e densidade. Isso leva os cientistas a crerem que as estrutura internas de ambos também sejam semelhantes. Embora parecidos, Vênus e Terra possuem grandes diferenças, a principal delas é a inexistência de placas tectônicas em Vênus.

Slide11-venus.jpg