Taurus
taureau.jpg

Atualmente e devido ao fenômeno de precessão - a inclinação do eixo de rotação da Terra varia ao longo de um ciclo de 26.000 anos - o Sol entra nas fronteiras de Touro a 15 de Maio e deixa a constelação a 21 de Junho. Os melhores meses para a sua observação são em Novembro, Dezembro e Janeiro, altura em que as estrelas mais brilhantes aparecem mais altas na esfera celeste, por volta da meia-noite.

Aldebarã é a Estrela Alfa da constelação, de magnitude aparente 0,85, batizada assim pelos árabes com um nome que significa "a seguidora". Alnath é a Beta do Touro de magnitude aparente 1,65 e Hyadum I é a Gama do Touro de magnitude aparente 3,63. Próximo a Teta do Touro encontra-se uma célebre nebulosa, a Nebulosa do Caranguejo.

Ao enxame das sete Plêiades junta-se o enxame das sete Híades (formam a testa e a face do Touro), com diferentes interpretações: para os egípcios estavam associados à chegada das chuvas; para Manilius significava que a constelação do Touro era "rica em mulheres".

A constelação também é notável por possuir dois belos aglomerados: Híades e Plêiades. As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são: Auriga, Perseus, Aries, Cetus, Eridanus, Orion e Gemini.

Na mitologia grega, este é o touro em que Zeus se transformou para seduzir Europa, uma princesa fenícia. A representação é formada apenas pela cabeça, ombros e membros anteriores do touro. Na literatura grega foi chamada o Busto, representando o touro que raptou Europa, e sua parte posterior estava submersa nas ondas. As estrelas são representadas como um touro em posição de ataque, com os chifres abaixados.

No antigo Egito, os dois aglomerados de estrelas da constelação do Touro, as Híades e as Plêiades, eram associados à chegada das chuvas.

Obs: Você pertence ao signo de Touro(Taurus) se for nascido entre o dia 21 de abril e o dia 21 de maio.