Rotação da Terra
9b0ad1e65947f8821ec97b14e6aa05dc.jpg

Rotação é o movimento que a Terra faz ao girar em torno de seu próprio eixo no sentido anti-horário. Não só a Terra, mas todos os planetas do sistema solar e o Sol realizam o movimento de girar em torno de si mesmos. A rotação completa da Terra (360º) dura exatamente 23 horas 56 minutos 4 segundos e 9 centésimos.

Esse movimento é responsável pela existência dos dias e das noites. Quando um lado da Terra está para o lado do Sol, é dia; consequentemente, do lado oposto é noite. Sem o movimento da Rotação não haveria vida na Terra, já que este movimento desempenha um papel primordial no equilíbrio de temperatura e composição química da atmosfera.

A Terra realiza o movimento de rotação a uma velocidade impressionante: medida na linha do equador, ela atinge 1,674 km/h. É mais rápida que o som, que se propaga a 1,2 mil km/h. A velocidade de rotação de Júpiter, o maior planeta do sistema solar, é de 40 mil km/h na linha do equador.

A rotação do planeta Terra ocorre de Oeste para Leste, ou seja, o Leste vê o nascer do Sol primeiro que o Oeste. Um exemplo disso é o caso do Brasil e do Japão, em que a diferença de fusos horários é de exatamente 12 horas. Assim, quando no Japão são 6h da manhã, no Brasil são 6h da tarde.

OBS:Translação é um dos movimentos que a Terra realiza. Ocorre quando o nosso planeta executa um deslocamento em torno do Sol de forma elíptica.