Os Pólos Da Terra
Polo%20Sul

Polo sul terrestre


¹Os polos do planeta Terra, chamados também de regiões polares, são as áreas mais frias de todo o mundo. Por isso, são pouco povoadas. Durante grande parte do ano, as temperaturas nos polos encontram-se abaixo de 0°C, favorecendo a formação de paisagens diferentes das que conhecemos.

Tanto o polo Norte como o polo Sul, possuem características iguais, como: temperatura, que não supera os 10°C nos períodos mais quentes do ano e por apresetarem o fenômeno chamado de “sol da meia-noite”, que acontece quando o Sol brilha 24 horas sem cessar. Outro aspecto comum nessas duas regiões é que elas regulam a temperatura do planeta, por isso a preocupação de se preservar as calotas polares.

Polo Geográfico²

O termo polo geográfico (pré-AO 1990: pólo geográfico) é empregado para designar cada uma das extremidades do eixo imaginário da Terra, e esta possui dois: Polo Norte, ou Ártico, está num ponto onde o oceano tem 4.087 metros de profundidade, e Polo Sul, ou Antártico, está a 2.992 metros acima do nível do mar. A iluminação solar é simétrica em ambos os polos, sendo duração de um dia completo o período de doze meses, seis de luz diurna e seis de escuridão noturna alternados. Os polos geográficos da Terra são fixos ao sentido de rotação do planeta e não coincidem com direção das linhas de força que apontam para o polos magnéticos. O prolongamento do eixo do planeta vai encontrar a esfera celeste em dois pontos chamados polos celestes.

A Terra se movimenta em relação a seu próprio eixo, este leva os polos a descrever uma curva ao redor de uma posição média. Durante o século XX o polo norte, devido a este movimento, oscilou num espaço de vinte metros quadrados. Existe ainda o fenômeno da nutação, (em astrometria, a oscilação do eixo do planeta em torno da posição média que ocuparia em consequência da precessão dos equinócios), onde o eixo terrestre muda lentamente de direção ao longo da eclíptica na direção oeste. Este tem um período de cerca de 26.000 anos. Esses movimentos, porém, não alteram a latitude ou a longitude.

Polo%20Norte

Polo Norte terrestre

Polo Norte3

O Polo Norte geográfico é a região que se localiza no extremo Norte de um planeta. É o lugar onde o eixo imaginário, diferente do eixo de rotação do planeta, corta a superfície. Todos os planetas e satélites possuem um Polo Norte Verdadeiro ou Geográfico e um Polo Norte Magnético, que não está necessariamente perpendicular ao eixo de translação (por exemplo, na Terra forma um ângulo de 23,5º e em Urano 90º).

O Polo Norte terrestre está situado no Oceano Glacial Ártico, onde o mar está coberto por uma camada de gelo. Aí se distinguem quatro polos: o magnético, o geográfico, o geomagnético e o histórico.

O Polo Norte, ártico ou boreal é um dos dois pontos marcados nas cartas da superfície terrestre em que a latitude (coordenada geodésica) é igual a 90º. Não deve ser confundido com o polo geomagnético norte, que se acha no hemisfério boreal, ou ártico, em local diferente. Os polos geomagnéticos não são diametralmente opostos, nem se mantêm fixos na superfície terrestre.

A partir da determinação geográfica dos dois polos terrestres são fixadas as coordenadas de latitude e de longitude que indicam a localização de qualquer ponto na superfície da Terra. Prolongando-se o eixo da Terra encontra-se na esfera celeste o polo norte celeste.

Polo%20Sul2

Polo Sul

Polo Sul4

O Polo Sul geográfico é um dos polos geográficos da Terra, ou seja, é um ponto onde o eixo de rotação da Terra cruza a superfície. É a esse ponto que usualmente nos referimos como "Polo Sul".

Os primeiros seres humanos a atingirem o Polo Sul geográfico foram Roald Amundsen e seu grupo em 14 de dezembro de 1911. O principal concorrente de Amundsen, Robert Falcon Scott, alcançou o polo um mês depois. Na viagem de volta Scott e os outros quatro membros do seu grupo morreram de fome e frio extremo.

Várias expedições atingiram o Polo Sul por via terrestre. Os líderes de algumas das primeiras destas são, pela ordem: Amundsen, Scott, Hillary, Fuchs, Havola, Crary, Fiennes. O almirante norte-americano Richard Byrd, em 29 de novembro de 1929, foi a primeira pessoa a sobrevoar o Polo Sul.

Agora, a Antártica está localizada sobre o Polo Sul, contudo não foi sempre assim durante toda história da Terra por causa da deriva continental. A Estação Polo Sul Amundsen-Scott foi estabelecida durante o Ano Geofísico Internacional em 1958 e é permanentemente ocupada por pesquisadores e pessoal de apoio.

A projeção do Polo Sul geográfico na esfera celeste indica o polo celeste sul.


1. http://www.brasilescola.com/geografia/os-polos-planeta-terra.htm
2. http://pt.wikipedia.org/wiki/Polo_geogr%C3%A1fico
3. http://pt.wikipedia.org/wiki/Polo_Norte
4. http://pt.wikipedia.org/wiki/Polo_Sul