Planeta Netuno
Netuno
  • Características

Netuno é o planeta mais externo dos gigantes de gás,é o oitavo planeta a partir do Sol.Encontra-se a uma distância de 4,5 bilhões de quilômetros do Sol Tem um diâmetro equatorial de 49,500 quilômetros (30,760 milhas). Se Netuno fosse oco, poderia conter cerca de 60 Terras. Netuno orbita o Sol a cada 165 anos. Tem oito luas, seis das quais foram descobertas pela Voyager. Um dia em Netuno dura 16 horas e 6.7 minutos. Netuno foi descoberto em 23 de Setembro de 1846 por Johann Gottfried Galle, do Observatório de Berlim, e Louis d'Arrest, um estudante de astronomia, através de predições matemáticas feitas por Urbain Jean Joseph Le Verrier.


Netuno foi visitado apenas uma vez por uma sonda, a Voyager 2 em agosto de 1989. Muito do que se conhece do planeta se deve a esse único encontro. Recentemente observações efetuadas por telescópios baseados em Terra e pelo Telescópio Espacial Hubble têm contribuído sobremaneira para o entendimento dos processos físicos aí presentes.


Este planeta tem um conjunto de quatro anéis que são estreitos e muito fracos. Os anéis são constituídos por partículas de pó, que se pensava terem surgido de pequenos meteoritos que se esmagaram nas luas de Netuno. Vistos de telescópios terrestres, os anéis parecem ser arcos, mas vistos da Voyager 2 os arcos surgem como manchas brilhantes ou aglomerações no sistema de anéis. A causa exata das aglomerações brilhantes é desconhecida.

  • Composição

Os primeiros dois terços de Netuno são compostos por uma mistura de rocha fundida, água, amônia líquida e metano. O terço externo é uma mistura de gases aquecidos compostos por hidrogênio, hélio, água e metano. O metano dá a Netuno a sua cor de nuvem azul.

  • Particularidades

Sua cor azul é o resultado da absorção do vermelho pelo metano em sua atmosfera, mas existem efeitos adicionais, ainda não totalmente identificados, que contribuem para a coloração azul intensa nas nuvens de sua atmosfera.Netuno é um planeta dinâmico com diversas manchas grandes e escuras, lembrando as tempestades, tipo furacões, de Júpiter. A maior mancha, conhecida por Grande Mancha Escura, tem aproximadamente o tamanho da Terra e é semelhante à Grande Mancha Vermelha de Júpiter. A Voyager mostrou uma nuvem pequena, de forma irregular, movendo-se para leste correndo à volta de Netuno a cada 16 horas ou quase. Esta scooter tal como foi denominada pode ser uma bruma que se eleva acima de um conjunto de nuvens mais escuras.

O campo magnético de Netuno, tal como o de Urano, tem uma inclinação muito acentuada de 47 graus em relação ao eixo de rotação e está deslocado de pelo menos 0.55 raios (cerca de 13,500 quilômetros ou 8,500 milhas) do centro físico. Comparando o campo magnético dos dois planetas, os cientistas pensam que a orientação extrema pode ser característica de correntes no interior e não o resultado da orientação lateral ou de qualquer reversão do campo de ambos os planetas.

Slide47-netuno.jpg