Mercúrio
images?q=tbn:ANd9GcSVhSaJDRaPprhhDzhBXXn-tG_YyNBLVWlMAVG8OuHEvWb4n0NzbA

Campo magnético & Magnetosfera

Apesar de seu “pequeno” tamanho e lenta velocidade de rotação em 59 dias. Mercúrio tem um campo magnético aparentemente global e significativo. Sua força é de aproximadamente 1,1% do terrestre. (De acordo com medições realizadas pela sonda Mariner 10). Mercúrio assim como a Terra tem dois pólos, mas os polos de Mercúrio estão quase alinhados com o eixo de rotação do planeta. Medidas feitas pelas sondas Mariner 10 e MESSENGER indicaram que a força e formato do campo magnético são estáveis.

O campo magnético de Mercúrio é forte o suficiente para defletir o vento solar em torno do planeta, criando uma magnetosfera que, embora menor que a terra, é forte o bastante para capturar o plasma do vento solar. Contribuindo assim para a erosão espacial na superfície do planeta.

Orbita e rotação (Nada modificado, pois é muito detalhado, deixei assim mesmo!)
Existe uma relação interessante entre o período de rotação e o período de translação de Mercúrio. O período de rotação, também designado por dia sideral, é de 58,65 dias terrestres correspondendo a dois terços do período de translação - o período de tempo que demora a dar uma volta ao Sol - que é de 87,97 dias terrestres. Esses dois períodos combinados fazem com que um dia solar em Mercúrio dure 176 dias terrestres, ou seja, o equivalente ao tempo que o planeta demora a efetuar 2 translações.

Podemos afirmar que em termos de temperatura, este é um planeta de extremos. À superfície, durante o dia, a temperatura pode chegar aos 430 ºC; de noite a temperatura pode descer até aos -180 ºC.

planetamercurio.jpg

Sistema de Coordenadas

A longitude de Mercúrio aumenta na direção oeste e uma pequena cratera chamada Hun Kal é o ponto de referência para a medida da longitude. O centro de Hun Kal está a 20° de longitude oeste.