Astronomia

50 Curiosidades Sobre o Universo

A cada dia, a astronomia nos surpreende com novas descobertas, mas mesmo assim existem vários fatos que intrigam principalmente os mais experientes do tema. Confira

  • Durante 380 mil anos o Universo era composto exclusivamente de plasma e não existiam elementos como conhecemos, que se formaram só depois.
  • A terra só surgiu quando o Universo já tinha mais de 9 bilhões de anos.
  • Nosso Universo possui uma estranha composição: 4% matéria normal, 23% matéria escura e 73% energia escura.
  • Segundo os dados atuais, o Universo se expandirá para sempre, até que se torne uma vastidão totalmente escura e fria.
  • A Terra pesa 5.980.000.000.000.000.000.000.000 kg (cinco centilhões e novecentos e oitenta quatrilhões).
50+Curiosidades+sobre+o+Universo+-+Skylab+-+3.png
  • O Universo se expande a 1,6 bilhões de km por hora.
  • Há 350 milhões de anos a Lua estava a apenas 18 mil quilômetros da terra. Hoje, está a 400 mil quilômetros, e se afasta 3 centímetros a cada ano.
  • As interferências na televisão são provocadas pelas ondas do Big Bang no início do universo.
  • Em Marte, há redemoinhos imensos de poeira todos os dias, que podem chegar a 100 metros de altura.
  • A estrela Eta Carinea emite cerca de 3 milhões de vezes mais energia que o Sol.
  • O Buraco Negro mais pequeno já descoberto, tem apenas 24km de diâmetro. Não te iluda: na verdade estes micro buracos negros exercem uma força de atração muito mais forte que os grandes, ou seja, quanto mais pequenos, mais devastadores.
50+Curiosidades+sobre+o+Universo+-+Skylab+-.png
  • O seu corpo junto do Buraco Negro mencionado acima, se transformaria em um simples fio de espaguete.
  • 45% dos americanos não sabem que o Sol é uma estrela.
  • As estrelas anãs são tão densas, que uma colher feita desse material pesaria tanto quanto um carro.
  • A ultima vez que um meteoro consideravelmente perigoso caiu na terra foi em 15/02/2013, na Rússia.
  • A maior estrela do universo já conhecida é a estrela VY Canis Majoria com a dimensão de 2,9 bilhões de quilômetros. Só para ter noção do tamanho, se comparada ao nosso sol, ela tem quase duas mil vezes mais massa.
  • Segundo especialistas, o Big Bang não foi uma explosão, e sim uma expansão.
  • Energia solar suficiente para abastecer todo o planeta por 18 anos atinge a superfície da terra todos os dias. Mas a gente só da conta da capturar energia suficiente para abastecer a Europa por 12 minutos.
  • Cientistas acreditam que eventualmente ocorrem chuvas de diamante em Netuno.
  • Existem mais estrelas no céu do que grãos de areia na terra.
  • A luz solar leva 8 minutos e 17 segundo para chegar na terra.
  • O lugar mais frio do sistema solar é Tritão, satélite de Netuno, com a temperatura de -240º C.
  • O telescópio Hubble é tão potente que consegue fotografar uma mosca a uma distância de 13.700 km.
  • Com a tecnologia atual, é possível mandar um homem para Marte, mas impossível trazê-lo de volta.
  • As tempestades de Netuno geram fortes ventos que chegam a 2,400 km por hora.
  • Titã, um satélite de Saturno, é o planeta conhecido mais semelhando a Terra. Porém, impossível de ser habitado.
  • Vênus é o Planeta mais quente no sistema Solar, chegando a 500º C.
  • O maior vulcão conhecido está, acredite, em Marte. Ele foi batizado de Monte Olimpo e é três vezes mais alto que o nosso Monte Evereste.
  • Hoje, existem cerca de 2.900 satélites em órbita da terra.
  • A Terra já teve um anel, como Saturno. Esse anel era formado de poeira e rochas quentes avermelhadas, mas sumiu dando origem a Lua.
  • O Universo observável contem aproximadamente 100 bilhões de galáxias, e cada galáxia contem cerca de 100 bilhões de estrelas.
  • Cientistas já descobriram um pequeno reservatório de Açúcar em uma nuvem de gás e poeira no centro da Via Láctea.
  • A maior galáxia do Universo conhecida é a IC-1101, com aproximadamente 100 trilhões de estrelas.
  • O Sol possui 99,9% de toda a massa do sistema solar.
  • No início do Planeta Terra, um dia durava apenas 6 horas.
  • Cientistas acreditam que a água surgiu na terra através de cristais dentro de meteoros que caíram na terra há cerca de 3,9 bilhões de anos.
  • O primeiro grande continente da Terra não foi Pangeia como dizem na escola e nos livros, foi Rodinia, cerca de 700 milhões de anos antes.
  • 90% da massa do seu corpo é na verdade poeira estelar, pois todo os elementos exceto o hidrogênio, foram criados nas estrelas.
  • A superfície do sol é misteriosamente mais quente do que o seu interior.
  • Os dias na Lua são escaldantes e as noites extremamente frias. A temperatura varia de -150º C a 120º C.
  • Olhando da terra, é possível distinguir 500 mil crateras na Lua.
  • Todas as estrelas que você enxerga no céu à noite são maiores e mais fortes que o nosso Sol.
  • Eu um universo paralelo você é um parafuso.
  • Em um outro universo paralelo você é maior que o Sol e menor que um sapo.
  • Todos os anos caem cerca de 150 toneladas de meteoritos e fragmentos na Terra. Trata-se de uma média de 410kg por dia.
  • Uma viagem só de ida para Alpha-Centauri, a estrela mais próxima do Sol, levaria 70.000 anos.
  • Se uma estrela está situada a uma distância de 50 anos-luz da Terra, a luz que vemos hoje é aquela que ela emitiu há 50 anos.
  • Como a luz da estrela demora para chegar até nós, é possível que muitas estrelas que vemos na Terra não existam mais.
  • A famosa mancha vermelha de Júpiter é uma tempestade colossal que já dura 400 anos. Detalhe: essa mancha é 2 vezes maior que a terra.
  • E a cada minuto, em algum lugar no universo, uma estrela explode e brilha mais do que toda uma galáxia.