Câncer
lud4qjh

Câncer, a quarta constelação do zodíaco, é representado por um caranguejo, devido a seus braços e por causa da lenda grega existente.A mais apagada das constelações do zodíaco é a de câncer.

Representava, na mitologia grega, o caranguejo que atacou Héracles ( Hércules, para os Romanos ) mordendo-o num pé enquanto este lutava contra a Hidra de Lerna, num dos seus lendários 12 trabalhos. Acabou esmagado pelo herói mítico, mas foi elevado aos céus em homenagem pela sua bravura.

Segundo os Gregos, Héracles era fruto de uma relação extra-conjugal de Zeus com a mortal Alcmena e, por isso, alvo da perseguição de Hera, legítima esposa do líder dos deuses do Olimpo. Após ter chacinado a sua própria família, vítima de um acesso de loucura instigado por Hera, Héracles viu-se envolvido numa série de missões consideradas impossíveis de realizar, com o intuito de se redimir perante os deuses do seu hediondo crime; para dificultar ainda mais a sua tarefa, Hera procurava continuamente a derrota de Héracles. Durante o episódio em que o herói mítico tentava matar a Hidra no pântano de Lerna, Hera fez sair da lama o Caranguejo, com a missão de atormentar e distrair Héracles enquanto este lutava contra o monstro.

Apesar de pouco poder contra o herói, o Caranguejo dedicou-se, obstinado, à sua missão, fato que teria merecido o reconhecimento por parte de Hera.

Principais Características

nome latino: Cancer
genitivo latino: Cancri
abreviação: Cnc
significado do nome:"Caranguejo"

Quais são as estrelas brilhantes da constelação Câncer?

- α (Alfa), tem o nome próprio Acubens, de uma expressão árabe que refere a " Pinça " ou "Garra " ( do Caranguejo ). É uma estrela branca de Magnitude 4.3 e, apesar de ter sido classificada como Alfa, não é a estrela mais brilhante da constelação, sendo suplantada em brilho por várias outras.

- β (Beta), tem o nome próprio Altarf, do árabe, significando " o fim ", talvez por se encontrar no limite da figura representada no céu, assinalando a ponta de uma das suas patas. É uma gigante alaranjada de Mag. 3.5, que lhe confere o estatuto de estrela mais brilhante da constelação.

- γ (Gama), tem o nome próprio Asellus Borealis, do latim significando " Burro do Norte ". Esta designação resulta da tradução da expressão grega que se referia ao asterismo formado pelas estrelas Gama e Delta associadas ao enxame estelar aberto M 44. Os Gregos viam nesta área do céu a representação de dois burros e uma manjedoura, figuras que possuíam um mito próprio:
Num passado longínquo, após a derrota dos Titãs, ter-se-ia travado uma batalha entre os deuses do Olimpo e outra raça de seres divinos, os Gigantes, pela supremacia sobre o mundo. Alguns deuses chegaram ao local do confronto montados em burros; os Gigantes, que nunca tinham ouvido o zurrar destes animais, fugiram pensando que estavam a ser atacados por monstros terríveis. Como recompensa, os burros teriam sido colocados no céu, a Norte e a Sul da Manjedoura ( designação antiga do enxame aberto M 44, atualmente conhecido também como " Presépio " ou " Colmeia " ).
A Asellus Borealis é uma estrela branca de Mag. 4.7 .

- δ (Delta), tem o nome próprio Asellus Australis, significando " Burro do Sul " - para mais pormenores sobre esta designação, leia-se o texto relativo à estrela Gama da constelação. É uma gigante amarela de Mag. 3.9 .

- ζ (Zeta), tem o nome próprio Tegmine, corrupção do termo latino Tegmen, que significa " a carapaça ", que originalmente se referia à constelação como um todo. É uma tripla física ( a proximidade entre as componentes é real ) muito interessante de se observar com telescópios modestos, que mostram a dupla principal. Instrumentos de abertura superior a 150 mm revelarão a terceira estrela do conjunto, que orbita uma das constituintes, mostrando a natureza tripla deste sistema. Apresenta uma Mag. ( global ) de 4.6 e estima-se que se encontre a cerca de 84 anos-luz de distância.

- ι (Iota), é outra estrela dupla muito bela de se observar com instrumentos modestos. A verdadeira natureza deste sistema ainda é controversa: alguns presumem que as estrelas estão ligadas pela gravidade, outros suspeitam que se trate de duas estrelas movendo-se na mesma direção, mas independentes uma da outra. Apresenta uma Mag. de 3.9 .