Curiosidades Astronômicas

Estrelas:

  • A maior estrela que conhecemos é a VY Canis Majoris, que está localizada na constelação do Cão Maior. Ela possui raio de 1800 a 2200 vezes maior que o Sol.
  • As estrelas anãs são tão densas, que um “dado” feito desse material teria aproximadamente o peso de um carro.
  • Anã branca é a fase final de uma estrela.
  • Estrelas possuem diversas cores e isso está relacionado à sua temperatura. As de coloração azul são as mais quentes enquanto as estrelas mais frias possuem cor avermelhada.
  • A estrela Eta Carinae emite cerca de 5 milhões de vezes mais energia que o Sol.
  • Em uma noite de céu aberto podemos enxergar cerca de 2.500 estrelas.
  • Assim como toda estrela, o Sol irá morrer. Nossa estrela tem cerca de 4.6 bilhões de anos e acredita-se lhe resta cerca de 5 a 7 bilhões de anos.
  • Não conseguimos ver uma única estrela em tempo real, e a maioria vemos mesmo com milhares de anos de atraso. Até o nosso Sol demora 8 minutos e 20 segundos a chegar a nós.
  • 54 estrelas formam a constelação do Cruzeiro do Sul, mas somente cinco são visíveis a olho nu.
  • Estrelas não piscam. O que nós vemos é uma ilusão de ótica devido às turbulências em nossa atmosfera, fazendo com que parte da luz emitida seja desviada, produzindo o efeito cintilante.
  • As constelações mais conhecidas no Brasil são a Cruzeiro do Sul e Órion
  • A mais brilhante estrela descoberta pelo ser humano é a supernova SN1987A, da galáxia Grande Nuvem de Magalhães. Sua luminosidade é maior do que a da sua própria galáxia.
tumblr_mcv9uksq321r9ed9eo1_500.gif